O exame de Densitometria Óssea é um método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequentemente predição do índice de fratura óssea. Desde 1994, a Organização Mundial da Saúde considera a densitometria como exame padrão ouro para o diagnóstico da osteoporose, pois é capaz de identificar quadros de osteopenia – quando o enfraquecimento dos ossos ainda é reversível.
Para avaliação da massa óssea, as partes de interesse na obtenção das imagens são, preferencialmente, o fêmur e a coluna vertebral.
No momento do exame, você será solicitado a trocar sua roupa por uma vestimenta própria para fazer exames. O técnico irá pedir para você se deitar no aparelho e irá posicionar suas pernas em um suporte de esponja, alinhando sua pelve e a coluna vertebral. O laser do aparelho passará em zique-zague sobre os órgãos a serem analisados, irá digitalizar seus ossos e medir a quantidade de radiação que eles absorvem.
No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado. Joias como colares e pulseiras também devem ser evitados, bem como sutiãs com aros de ferro. Outra recomendação é, não fazer uso do comprimido de cálcio nas últimas 24 horas antes do exame.
Oferecemos a qualidade que você pode confiar e com condições especiais para seus exames, faça um agendamento online agora mesmo via WhatsApp.
Segunda a sexta: das 08h00 às 18h00 | Sábado: das 08h00 às 17h00